Cirurgia Bariátrica para Pacientes com Cirrose

Médico colocando tubo na realização de cirurgia bariátrica

A operação é possível, desde que o fígado do paciente cirrótico ainda preserve ao menos parte de suas funções

A cirurgia bariátrica para pacientes com cirrose pode ser feita, caso a necessidade de realizá-la seja muito elevada. Mas deve-se ter em mente que se trata de um procedimento ainda mais complexo do que a cirurgia bariátrica em pacientes não cirróticos.

Por outro lado, os médicos sabem bem que, para determinados graus de obesidade e/ou em se tratando de pacientes que sofrem de compulsão alimentar quase incontrolável, a cirurgia bariátrica é a melhor alternativa (quando não a única viável). A cirurgia bariátrica para pacientes com cirrose é de mais difícil execução, mas não impossível de ser realizada.

O que é a cirurgia bariátrica?

É uma cirurgia feita visando a perda permanente de peso em pacientes cuja obesidade seja tão aguda que acabe por prejudicar seriamente a vida da pessoa, podendo mesmo levá-la, em casos extremos, a óbito.

Eventualmente, também se usa a cirurgia bariátrica para homens ou mulheres cujo IMC (Índice de Massa Corporal) seja igual ou superior a 35 e que, junto a isso, apresentem outras doenças associadas, tais como:

  • Síndrome metabólica;
  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes Mellitus;
  • Aumento do colesterol ou triglicerídeos;
  • Artropatias;
  • Dificuldade de mobilidade.

Há diferenças na execução da cirurgia bariátrica no caso de pacientes com cirrose?

Certamente, há diferenças nesses casos, embora tais particularidades não necessariamente tornem inviável a realização de uma cirurgia bariátrica para pacientes com cirrose. Mas tais discrepâncias a fazem mais complexa e desafiadora, tanto para o médico quanto para o paciente.

Os médicos só costumam realizar a cirurgia bariátrica em pacientes com cirrose caso estes sejam portadores da chamada cirrose compensada (que é aquela na qual o fígado ainda consegue exercer suas funções mais relevantes).

Nos pacientes com cirrose descompensada (quando tais enfermos já apresentam sintomas graves de falência do fígado), a cirurgia bariátrica não poderá ser feita.

O fato é que tais procedimentos em pacientes com cirrose trazem um maior risco de morbidade e mortalidade. Demandam, ainda, um maior tempo de internação hospitalar por parte do doente e apresentam risco mais elevado de complicações. Mas não são, de forma alguma, de execução inviável.

Quando é indicada a realização de uma cirurgia bariátrica?

Em síntese, a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes cuja obesidade esteja no chamado grau III, que é quando o índice de massa corporal – IMC – da pessoa é superior ou igual a 40 (quando não há presença de outras doenças associadas). O IMC é calculado através da divisão do peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

Cirurgia bariátrica em paciente cirrótico: uma decisão difícil

A cirurgia bariátrica para pacientes com cirrose é uma opção que deve ser colocada sobre a mesa.

Ela pode ser necessária, não obstante os maiores inconvenientes que apresenta na comparação com idêntica cirurgia feita em indivíduos não cirróticos.

O debate todo deve se dar entre paciente e médico. Em casos assim, uma segunda opinião médica é bem-vinda.

Como já mencionado, o grau de degradação no qual se encontra o fígado atingido pela cirrose precisa ser levado em conta. Ele é fator determinante.

Um fígado afetado pela doença – porém, ainda funcional – geralmente permite a realização de uma cirurgia bariátrica para pacientes com cirrose. Mas um fígado totalmente falido, não.

Outro ponto interessante a ser destacado é que resultados melhores são observados quando o paciente portador de cirrose hepática passa por uma cirurgia bariátrica laparoscópica, e não por uma cirurgia do tipo aberta.

Em casos assim, uma das cirurgias bariátricas preferidas é a sleeve, também chamada de gastrectomia vertical. Nela, retira-se, através de grampeamento, uma parte do estômago. Fica no organismo somente um tubo gástrico.

Mas mesmo ela não sendo uma alternativa isenta de risco, é importante frisar que trata-se, enfim, de uma modalidade de cirurgia bariátrica mais indicada para pessoas que padeçam de cirrose hepática.

E vale observar: a cirurgia bariátrica para pacientes com cirrose traz melhores resultados caso seja levada adiante em grandes centros médicos, e/ou em consultórios comandados por profissionais com forte expertise na atividade.

Como tratar a cirurgia bariátrica para pacientes com cirrose?

Se você busca uma competente profissional para avaliar sobre a indicação e a possibilidade de realização de uma cirurgia bariátrica para pacientes com cirrose, convém consultar a Dra. Mirella Monteiro. Ela é hepatologista clínica, graduada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e com residência médica em hepatologia pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.

Fontes:

Hepatologista Dra. Mirella Monteiro;

Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde.

Posts Relacionados

HEPATOPROTETORES, DEVO CONFIAR?

Hepatoprotetores normalmente são oferecidos no mercado com a promessa de “fazer detox” e proteger as células do fígado de agentes