TGO e TGP alterados: Quais as causas?

Amostras de sangue

Alterações das enzimas mostradas em exames de sangue podem ser causadas por problemas no fígado 

Você já deve ter ouvido falar em TGO e TGP alterados em um exame de fígado. Apesar de serem siglas comuns no meio dos exames de laboratório, existem muitas dúvidas sobre o que elas e suas dosagens alteradas possam significar.

TGO e TGP são transaminases, enzimas que podem ser dosadas em exames de sangue. Os resultados de suas dosagens são indicativos positivos ou negativos da saúde do fígado. Por esse motivo, tal dosagem é solicitada tanto em exames de rotina quanto em específicos que avaliam o TGO e TGP alterados.

O que são TGO e TGP?

TGO e TGP são duas enzimas chamadas de transaminases, que atuam como catalizadoras de reações químicas dos tecidos e órgãos, principalmente do fígado. Por essa razão, a avaliação da dosagem de suas quantidades no sangue é capaz de revelar como está a saúde do fígado, pois, quando existem lesões, a liberação no sangue é aumentada.

TGO é uma das siglas da transaminase oxalacética, que também pode ser chamada de AST (aspartato aminotransferase). É produzida no interior das células hepáticas, mas também pode ser encontrada no coração, no cérebro e nos músculos. Resultados alterados de dosagem de TGO podem indicar lesões tanto no fígado quanto em outros órgãos.

Já a TGP é a transaminase pirúvica, também chamada de ALT (alanina aminotransferase). Ela é produzida exclusivamente no fígado, o que quer dizer que suas dosagens alteradas significam que realmente existe algum tipo de lesão hepática.

Por causa dessa diferença, é sempre importante que se realize a dosagem das duas enzimas no sangue, para confirmar que a possível causa de aumento em seus níveis pode ter origem no fígado.

Os níveis de TGO e TGP são considerados normais quando:

  • Entre 5 e 40U/l (unidades por litro de soro) para TGO;
  • Entre 7 e 56U/l para TGP.

Acima desses valores, podemos dizer que há TGO e TGP alterados.

TGO e TGP elevados no exame de sangue: o que significa?

Quando TGO e TGP apresentam resultados elevados no exame de sangue significa que existe algum tipo de lesão no fígado que está levando o órgão a liberar uma quantidade maior que o normal dessas enzimas na corrente sanguínea.

As lesões de TGO e TGP alterados podem ter qualquer nível de gravidade, como infecções, intoxicação, traumas, tumores, entre outros. Por isso, é importante se consultar com o médico o quanto antes, assim que os resultados são obtidos. Quanto maior a dosagem, maior a necessidade de cuidados.

Quais os sintomas de TGP e TGO elevados?

Os sintomas de TGP e TGO alterados, na verdade, têm mais a ver com as possíveis doenças ou lesões que sua elevação na corrente sanguínea representa. Sendo assim, os sintomas são quaisquer sinais que demonstrem risco de doenças hepáticas, como:

  • Icterícia (pele e olhos amarelados);
  • Dor e inchaço no abdômen;
  • Cansaço e desânimo;
  • Fezes claras e esbranquiçadas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Perda de apetite.

Os sintomas acima são gerais. Dependendo da doença ou da lesão, outros sintomas específicos podem surgir. Mesmo assim, algumas doenças do fígado, principalmente em seu início, não têm qualquer sintoma, ainda que um possível exame acuse TGO e TGP alterados. Por isso, é importante realizar a dosagem das enzimas periodicamente.

Quais doenças o exame pode detectar?

Diversas doenças causam lesões no fígado que podem resultar em exame de TGO e TGP alterados:

  • Hepatite fulminante;
  • Hepatites virais;
  • Hepatite isquêmica;
  • Cirrose;
  • Gordura no fígado;
  • Doença de Wilson;
  • Câncer no fígado;
  • Uso excessivo de substâncias químicas (drogas ilícitas, medicamentos, álcool).

Algumas lesões e doenças não relacionadas ao fígado podem acusar TGO e TGP alterados, como infarto, isquemias cardíacas, pancreatite aguda e lesões musculares. Além disso, diversos tipos de medicamentos de uso contínuo podem causar alterações nas dosagens das enzimas.

Como tratar TGO e TGP elevados?

O tratamento para TGO e TGP alterados vai depender da doença que causou a alteração enzimática. Por isso, é muito importante procurar atendimento com um médico hepatologista o mais rápido possível, para que a causa da alteração seja investigada e o tratamento iniciado o quanto antes.

Algumas doenças que causam TGO e TGP alterados podem ser muito graves e levar à morte. Outras, são doenças silenciosas, isto é, assintomáticas, mas com chances de cura se descobertas precocemente. Por isso, exames de sangue periódicos são necessários para sempre avaliar as dosagens das enzimas transaminases.

Para mais informações sobre essa e outras questões de Hepatologia, entre em contato.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Hepatologia.

 

Posts Relacionados

HEPATOPROTETORES, DEVO CONFIAR?

Hepatoprotetores normalmente são oferecidos no mercado com a promessa de “fazer detox” e proteger as células do fígado de agentes